Vereadores entregam Comenda Professora Almira Araújo na Câmara Municipal de Acari

por pedro — publicado 29/11/2019 12h02, última modificação 29/11/2019 12h02

Nesta terça-feira (26) a Câmara de Vereadores de Acari entregou a Comenda Professora Almira Araújo a nove professores indicados pelos vereadores da Casa. A cerimônia homenageou esses profissionais, os quais prestaram relevantes serviços à educação no município de Acari.

Na ocasião estiveram presentes o presidente da Câmara José Rivaldo (Bada), a secretária de Educação e Cultura do município de Acari Eliene Silva - representando o prefeito Isaías Cabral - e todos os vereadores da atual legislatura. Além deles, marcaram presença na noite de homenagens o ex-vereador Plínio de Brito Dantas, assim como os familiares dos agraciados.

A comenda Professora Almira Araújo contemplou desta vez os seguintes nomes: Maria Célia da Silva Oliveira (indicação do vereador Girlene Edson), Girlene Edson de Oliveira Amaro (indicação do vereador Felipe Dantas Bezerra), Maria do Socorro Medeiros de Brito (indicação do vereador José Ari Bezerra), Maria Aparecida Dantas Silva (indicação da vereadora Marineide Alves), Ana Lucas Dantas (indicação do vereador Zuil Ribeiro), Vera Lúcia de Azevedo (indicação do vereador José Rivaldo Lima), Marluce Medeiros ( indicação do vereador Armando Etelvino) e Lúcia Araújo Dantas da Silva (indicação da vereadora Albervânia Silva).

Comenda Professora Almira Araújo

A comenda Professora Almira Araújo foi instituída por meio do Decreto Legislativo nº 006 de 12 de setembro de 2017, de iniciativa da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Acari, com o objetivo de agraciar professores por méritos e relevantes serviços prestados à educação no município de Acari.

Anualmente cada vereador indica um agraciado para receber a honraria, totalizando nove pessoas homenageadas.

Almira Araújo

Almira Araújo, ou Dona Almira, como era conhecida nasceu na Fazenda Belém em 11 de novembro de 1925 e faleceu em 21 de novembro de 2007 em Campina Grande/PB, onde residiu os últimos dias de sua vida. Filha de Tomaz Rosendo de Araújo e Ana Escolástica de Araújo, assumiu o cargo de professora em 1950, destacando-se como diretora do Grupo Escolar Tomaz de Araújo no período de 1963 a 1977.

Repartir um pouco de sua vida profissional com os educadores de caminhada foi a garantia e a maneira gratificante de praticar os ensinamentos adquiridos em cursos de aperfeiçoamento em Belo Horizonte e Natal.

Seu trabalho educacional foi simples, seguro, humilde e confiante. Soube compreender o trabalho da educação, expandir a escola pública do antigo curso primário e fez das escolas onde trabalhou o caminho dos que buscaram a aprendizagem e conhecimentos necessários para a vida.

(Texto com contribuição de José Ferreira e Museu Histórico de Acari).