PRESIDENTE DA CÂMARA E PRIMEIRA SECRETARIA PARTICIPAM DE EXPOSIÇÃO SOBRE ZILA MAMEDE

por adm publicado 13/11/2023 10h26, última modificação 13/11/2023 10h26

A presidente da Câmara, Paloma Vitória, e a primeira secretaria, Marineide Alves, demonstraram seu compromisso com o desenvolvimento e bem-estar da comunidade local ao participar ativamente de uma exposição dedicada à renomada figura cultural, Zila Mamede. A presidente da câmara e a primeira secretaria, representantes destacados do poder legislativo municipal, destacaram a importância da cultura local ao comparecer à exposição. Essa visita proporcionou uma oportunidade única para essas lideranças da câmara conhecerem e apoiarem o rico legado artístico e literário de Zila Mamede, contribuindo para a promoção da cultura e da história do município.

Zila Mamede, nascida em 1928 no então distrito de Nova Palmeira, ligado ao município de Picuí, teve uma infância marcada por mudanças entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba. Seu envolvimento com a literatura começou depois de concluir seus estudos secundários e foi influenciada pelo seu padrinho de batismo, Francisco de Medeiros Dantas. Aos 21 anos, ela começou a escrever, abandonando uma tentativa de vida religiosa. Posteriormente, Zila estudou biblioteconomia no Rio de Janeiro e fez uma especialização nos Estados Unidos. Após seu retorno a Natal, ela desempenhou um papel fundamental na reestruturação das principais bibliotecas da cidade, incluindo a biblioteca central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que hoje leva o seu nome. Sua contribuição para a biblioteconomia e a literatura a tornou uma figura de destaque, e a Biblioteca Central Zila Mamede abriga atualmente uma sala com objetos, livros e cartas da poetisa em reconhecimento ao seu legado.